Rust & Chipping Effects – Vallejo #71.186 – Review/Tutorial
Conforme anunciei semanas atrás agora a Vallejo patrocina o Spruemaster e como não poderia deixar de ser vou sempre fazer posts em formato de review/tutorial dos produtos da marca.
O primeiro artigo da série será o set de tintas específico para a representação de ferrugem, Rust & Chipping Effects – Vallejo (71.186). As tintas são da linha Model Air, e já estão prontas para o uso no aerógrafo não sendo necessária sua diluição, o set é composto de 8 potes, sendo 5 de tintas, um de primer, um de produto para o efeito de chipping e outro de verniz fosco. Vamos aos códigos:
– 70.605 – Surface Primer – (RAL8012 – Ger. Red Brown)
– 71.042 – Black Brown (RAL 8019 – FS37056 – RLM61)
– 71.080 – Rust (RAL8002 – FS30111)
– 71.129 – Light Rust (FS30117)
– 71.130 – Orange Rust ((RAL2010)
– 71.033 – Yellow Ochre -(RAL1006)
– 73.214 – Chipping Medium
– 70.520 – Matt Varnish
Acompanha o set um manual de instruções para fazer os efeitos de ferrugem e de chipping além de um catálogo das cores da Vallejo.
Vou mostrar a aplicação do produto neste pequeno review/tutorial tem apenas a intenção de apresentar o que é possível fazer com o produto, portanto a técnica aqui foi um pouco exagerada para realçar as diferenças de cores do set e como elas podem ser utilizadas.
70.605 – Surface Primer – (RAL8012 – Ger. Red Brown)
A aplicação se inicia pelo Primer, neste set o primer é o German Red, mas pode ser qualquer outra “primeira” cor do metal, ou mesmo o metal puro como um gunmetal por exemplo.
71.042 – Black Brown (RAL 8019 – FS37056 – RLM61)
Aplique a cor aleatoriamente sobre o modelo, de maneira que fique apenas com áreas de sombra, novamente esta pode ser alguma outra cor predominante do modelo, ou mesmo alguma outra cor de tinta base.
71.080 – Rust (RAL8002 – FS30111)
Esta é a cor que começa propriamente o efeito de ferrugem, aplique também de maneira aleatória. Neste passo recomendo uma pesquisa sobre o modelo que se deseja representar, pois cada modelo tem suas áreas de ferrugem em particular pois ela depende muito das características dos materiais de que o modelo é composto, como tipo de metal, espessura, e principalmente as condições climáticas em que ele era operado.
71.129 – Light Rust (FS30117)
Utilize o light rust para dar um destaque maior nas áreas onde o metal é exposto a grandes temperaturas, geralmente tais áreas se corroem mais rápido.
71.130 – Orange Rust ((RAL2010)
Novamente esta cor tem a mesma função que a anterior, mas deverá ser usada em locais menores e específicos, como por exemplo a saída de um escapamento.
71.033 – Yellow Ochre -(RAL1006)
Alguns detalhes menores podem ser pintados com pincel ou utilizando uma pequena esponja como mostrado nas imagens a seguir, com este efeito é possível representar manchas de corrosão.
Este foi o resultado final obtido com o método:
CHIPPING
Caso o modelista queria aplicar a técnica do chipping, o SET já traz os produtos prontos para a finalidade
73.214 – Chipping Medium
Inicie o processo aplicando uma camada do produto, com pincel ou mesmo com o aerógrafo, no exemplo abaixo de um lado fiz com pincel e do outro fiz com o aerógrafo.
Após aplicar o chipping e esperar secar, pinte o modelo normalmente. Em seguida com um pincel úmido faça o descascado da pintura. Este é um dos métodos mais simples e fáceis de se fazer um chipping.
70.520 – Matt Varnish
Como o próprio nome diz, verniz fosco para acabamento final.
Deixo meus agradecimentos ao pessoal da Vallejo por gentilmente ter enviado este produto para produção deste review/tutorial, meu muito obrigado!
Os produtos Vallejo podem ser encontrados em várias lojas no Brasil, entre em contato com o representante no Brasil para saber onde fica a loja mais próxima de você, clique aqui. Para saber os representantes Vallejo ao redor do mundo, clique aqui.
É isso aí caro leitor, espero que tenha gostado e até a próxima!
Caro Lucas,
Gostei muito dos efeitos de ferrugem e chpping, mas ainda sou um iniciante, principalmente na execução destes efeitos.
Há algum tempo, comprei dois DVD da MIG Productions sobre pigmentos e ténicas com o aerógrafo. Ainda não apliquei as técnicas, mas estes produtos da Vallejo também podem ser usados dentro daquelas orientações, não é ?
Obrigado…
Oi Marcos,
A aplicação da técnica em si é a mesma, o que difere são somente os produtos, mas o jeito de fazer basicamente é o mesmo.
Plastiabraço!
Nossa lucas excelente review/tutorial!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigado!!!!!!!!!valeu!!!!!!!!!!
Obrigado Silvio, fico contente em saber que foi útil
Putz! MUITO legal!
Assim eu me animo a montar um tanque!
[]´s
X
X, confesso que é mais fácil do que imagina, esse set é simplesmente sensacional!
É isso aí. Agora preciso comprar um set para mim kkk
Manda bala, vale cada centavo
Muito bom mesmo esse set da vallejo.
Ficou bem explicado o processo Lucas.
Obrigado Paulo,é bom saber que ficou fácil de compreender 😀 😀
Plastiabraço!